Bairro de uso misto

A Arup está prestando consultoria de sustentabilidade para o projeto da Odebrecht no projeto Parque da Cidade, em São Paulo


Postado por:

or

Arup, empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, está trabalhando em conjunto com a Odebrecht Realizações imobiliárias (OR) no projeto Parque da Cidade, localizado na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo, uma das áreas que mais se desenvolvem na cidade. O empreendimento consiste em transformar um antigo terreno industrial em um novo bairro de uso misto, com prédios residenciais e comerciais, um hotel e um shopping, tendo como eixo principal um grande parque linear dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, cafés, quiosques, playground, ciclovia, entre outros atrativos à comunidade.
A Arup está prestando consultoria de sustentabilidade para esse projeto da OR. Ricardo Pittella, diretor da empresa no Brasil, explica que “o escopo de serviços da Arup engloba o desenvolvimento de estratégias para a geração e conservação de energia, captação de águas pluviais, tratamento de águas utilizadas, gestão sustentável de resíduos, iluminação, transporte e acesso de pedestres, tecnologia da informação, acústica, estudos de microclima urbano e certificação de sustentabilidade”.

Nos últimos três anos, a Arup tem trabalhado no Parque da Cidade com foco no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade e na inserção do projeto no programa Climate Positive, que atesta o compromisso do empreendimento com a redução da pegada de carbono em todo seu ciclo de vida.
A equipe multidisciplinar da Arup também estará envolvida ao longo de cada etapa de projeto. “Utilizamos nossa experiência global em projetos urbanos de forma a enfrentar os desafios encontrados na escala do bairro, como aqueles relacionados ao transporte e à mobilidade, à gestão de recursos hídricos, à conservação de energia, à escassez e à qualidade de espaços públicos, entre outros”, conclui Pittella.
PARQUE DA CIDADE

O Parque da Cidade é composto por 10 edificações, sendo cinco torres corporativas, uma de salas comerciais, duas residenciais, um shopping e um hotel, e tem como eixo principal um grande parque linear dotado de infraestrutura de serviços e lazer. O projeto segue o conceito de cidade compacta e é o primeiro empreendimento da América Latina a se registrar para conseguir a certificação LEED-ND, além de participar do C40 Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o USGBC, que apoia 18 projetos no mundo, escolhidos como referências de desenvolvimento urbano e redução da emissão de CO2. O empreendimento já está em construção e será entregue por fases.
Sobre a Odebrecht Realizações imobiliárias Presente em todas as regiões do Brasil, com escritórios regionais em Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Brasília, a OR desenvolve projetos residenciais, empresariais, comerciais e de uso misto que atendem às necessidades e peculiaridades de cada localidade e de públicos distintos, sempre mantendo o padrão de excelência que caracteriza a empresa. A OR atua hoje em 21 cidades, de sete estados, além do Distrito Federal, e conta hoje com cerca de oito mil integrantes. A OR é membro fundador do Green Building Council, organização que visa fomentar a indústria de construção sustentável no país, e possui empreendimentos com a certificação LEED. Também trabalha com outros selos verdes, como o Aqua, o Procel e o Selo Azul da Caixa.

SOBRE A ARUP

A Arup é uma empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, reconhecida mundialmente por seus projetos inovadores e sustentáveis. Entre suas obras, realizadas em mais de 160 países, as mais famosas são a Sydney Opera House (Austrália), o trem bala Londres-Paris High Speed 1 (Inglaterra), o centro aquático Cubo D´água (China) e as arenas esportivas Ninho do Pássaro (China) e a Allianz Arena (Alemanha). No Brasil, em São Paulo, a empresa está atuando na revitalização do Porto de Santos e no projeto do Centro Cultural Luz; no Rio de Janeiro, a Arup vem trabalhando em projetos relacionados às Olimpíadas de 2016, como a expansão do metrô da cidade, a Vila Olímpica e as arenas dos jogos. Fundada em 1946, a empresa tem 11.000 funcionários, em seus 90 escritórios espalhados por 38 países, sendo dois no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

Comentários:

Escrever comentário